Casa Brasileira 1

Arquitetos Alexandre Brasil e Bruno Santa Cecília
Local Condomínio Reserva Real - Jaboticatubas, MG, Brasil
Área Construída 314 m²
Projeto 2011

Casa para Fim de Semana

Ancoradas nessa tradição moderna, essas duas casas também propõem a investigação de organizações espaciais que promovam a integração entre interior e exterior e permitam apropriações mais livres por parte dos moradores.

Cada qual com suas próprias particularidades, os projetos procuram reconhecer as condições topográficas do terreno e valer-se do aclive para descortinar as belas vistas da paisagem local.

O uso dos terraços e coberturas como espaços de convivência e lazer busca recuperar a porção de terreno subtraída pela presença da própria construção.

A opção pelos espaços de lazer na cobertura justifica-se ainda pela  insolação generosa e a vista desimpedida.

Nesta casa, assim como nas casas de veraneio, as ligações entre espaços acontecem sempre através de circulações avarandadas. Com este recurso, os tradicionais corredores convertem-se em amplos espaços de convivência com ambiência agradável e vista para a paisagem.

A duplicação das circulações em ambos os lados permite que haja uma ligação mais publica e outra mais privada entre os espaços da casa, fazendo também com que cada dormitório funcione como uma habitação autônoma.

A possibilidade de abertura simultânea dos dormitórios para os dois corredores promove a ventilação cruzada dos ambientes e o controle individual do grau de privacidade de cada espaço.

A articulação das lajes em meios níveis permite assentar melhor o volume no terreno, alem de reduzir os percursos verticais e aproximar os espaços situados ao redor do jardim central situado sob a piscina.

Além do efeito paisagístico, a presença água nas lajes de cobertura tem como objetivo a ampliação da inércia térmica e a redução da radiação solar transmitida, contribuindo para o conforto térmico no interior da edificação.