concurso do mercado distrital do cruzeiro
ago 2011
A premiação Viva o Mercado teve seus três finalistas anunciados, sendo que a proposta do escritório Arquitetos Associados foi uma das escolhidas. A premiação parte, segundo o blog da premiação organizada pelo IAB-MG, da imediata reação por parte da sociedade civil constituída, especialmente os moradores do bairro e os usuários do tradicional espaço de compras da cidade contra a proposta apresentada pela prefeitura.
Dessa forma, a premiação “tem como objetivo principal fomentar a reflexão em torno de propostas participativas de projetos de Arquitetura para o Mercado do Cruzeiro de acordo com o programa de necessidades elaborados em concordância com o programa de necessidades proposto pela Associação de Cidadãos do Bairro Cruzeiro- AMOREIRO, Associação dos Comerciantes do Mercado – ACOMEC.”
A proposta finalista dos Arquitetos Associados (figura abaixo) teve seus aspectos funcionais, sua relação com o Parque Amilcar Vianna Martins, a preservação da configuração interna do mercado e a solução para os estacionamentos bastante elogiados.
Ver também
a colaboração como modo de trabalho: conhecendo a obra de arquitetos associados
xvii premiação de arquitetura iab-mg 2015
Livro “Imagining the future museum: 21 dialogues with architects”
exposição “destaques das bienais” em florianópolis
3º lugar – prêmio de arquitetura instituto tomie ohtake akzonobel