Casa Paula e Carlos Alberto

Arquitetos Carlos Alberto Maciel
Colaboração André Pitta, Silvia Maciel, Felipe Coutinho, Patrícia Naves, Juliana Barros, Manoela Beneti e Fernanda Faria
Local Nova Lima, MG, Brasil
Área Construída 206 m²
Projeto 2001
Construção 2002 - 2003
Fotos Eduardo Eckenfels

Definida a partir de uma modulação estrutural regular (5x5metros), a casa apresenta um espaço interno que explora a variedade de níveis e planos de uso, gerados a partir de deslocamentos impostos à malha estrutural a fim de adequar os espaços às necessidades programáticas e de favorecer a abertura para a paisagem. Ao nível da entrada, a garagem sobre o volume construído define a imagem da casa desde a rua como um terraço-jardim aberto para a vista, completando a paisagem. A rampa lateral e a escada junto ao terraço semi-interiorizado e elevado em relação à topografia natural ampliam as possibilidades de circulação, reeditando o conceito corbusiano da ‘promenade architecturale’. Variações sutis de níveis associadas ao mínimo fechamento dos espaços internos reforçam a continuidade e a integração, ao mesmo tempo em que promovem tênues demarcações territoriais em relação ao uso coletivo ou individual, evitando a funcionalização excessiva do espaço.