Centro Administrativo de Betim

Projeto 2003
Construção 2006 - 2008
Fotos Leonardo Finnoti

A conversão dos galpões industriais da Cerâmica Saffran, uma das mais tradicionais instalações de Betim, cidade industrial com mais de 500.000 habitantes, procura preservar seu caráter original e ao mesmo tempo incrementar sua infraestrutura através da criação de 3 novos blocos edificados com estrutura metálica independente do galpão a fim de abrigar as secretarias e espaços de atendimento ao público. Na área central da estrutura existente, um amplo espaço de uso público se aproveita da existência de um rebaixo no piso onde originalmente se localizavam os fornos e estufas. A associação entre amplos espaços abertos com os principais elementos de circulação – rampas, escadas, passarelas, pontes e elevador – amplia a orientação no interior do edifício. Toda a nova estrutura foi tratada como uma infraestrutura, criando diferenciações sutis em termos do caráter público ou privado de cada espaço de modo a atender ao uso proposto mas também permitir a sua transformação no tempo.