Residência WP

Projeto 2005
Construção 2005 - 2007
Fotos Eduardo Eckenfels

Este projeto busca potencializar a integração entre áreas construídas e áreas livres através de um partido que elimina a configuração de áreas residuais, promovendo aproveitamento total do pequeno lote urbano. Para isso, um bloco linear tri-partido, construído junto a uma das divisas, promove a ocupação de metade do terreno, tratando a outra metade como extensão das áreas internas. Estas extensões, ora abertas, ora cobertas, definem jardins, garagem, terraço e pátio, com total abertura visual desde a rua, mas com sutis diferenciações de privacidade conseguidas por pequena intervenção na topografia em aclive, o que permitiu implantar o estacionamento ligeiramente rebaixado em relação ao corpo da casa e, sobre aquele, um terraço que se articula em meio nível com o pátio posterior e com os espaços sociais e íntimos. A exploração das variações em meios-níveis favoreceu especialmente a fruição desde o terraço elevado da vista privilegiada da lagoa existente em frente à residência.